Título do Site

"crer que tudo se sabe é um erro profundo, o próprio limite tomar, como horizonte do mundo!"

Textos

“DAQUI A DEZ ANOS... QUEM VIVER VERÁ!”
E para que isso aconteça de modos a que de alguma forma se possa aproveitar a experiência adquirida e o desfecho de alguma situação, inevitavelmente é preciso sobreviver, para poder contemplar satisfeito, quem vai viver bem ou não!
Uma coisa é certa: os inimigos mais empedernidos, mais recalcitrantes, etc., ao peso da experiência de vida, das doenças, da decrepitude e idade, tendem a arrefecer um pouco mais o ódio e o desejo de vingança!
Nem se passara muito tempo desde a ascensão de muitos inimigos até os dias atuais, já é possível sentir com seu próprio desenho e logicamente influencia direta da vida, alguma espécie de “senso de humanidade”, que há tempos atrás, sequer seriam discutidos!
Pode ocorrer também que um homem e uma mulher, nascidos naturalmente “descompensados”, ou seja, ruins, não melhorarem seu caráter ao longo da vida. Onde, nem os sofrimentos, nem as dores, fazem qualquer efeito sobre seu ego, sua personalidade, sua alma...
São milhões de casos assim, onde um caráter vil, mesmo em horas extremas, não demonstra  qualquer reação positiva, mesmo a favor de sua pessoa! Como num caso em específico de uma criatura que por força das circunstâncias, chegara a ser governador do Estado de São Paulo e adoentado em certa oportunidade, ao sair do seu leito (de morte?) e cambaleante, ao ser ajudado por um funcionário próximo, gritou e expulsou a pessoa de perto de si... O que ratifica o fato que algumas criaturas, mesmo na hora da morte, continuam ranzinzas , velhacos  e desprovidos de qualquer sensibilidade!
Mas, assim como numa competição... numa corrida de rua especificamente, quando da largada, existem aqueles “corredores” mais afoitos, estes, sem treinamento o suficiente, acreditam que ainda assim, podem superar os concorrentes e largam em alta velocidade, somente para metros ainda, estarem ao lado das vias, pedindo ajuda ou sentados , esperando a ambulância...
Assim é a vida em todas as suas nuanças e quando se trata de lidar com pessoas ruins, colocadas em cargos de destaque com algum poder, a sociedade paga o preço, até passados muitos anos, essas ditas pessoas começarem a receber a “visita” do “do cobrador natural da vida”, o “sr. Destino!”  E ele vem e ele chega... Para todo mundo.
Porque todo o “glamour” é ilusório e passageiro, mas, as circunstâncias que proporcionam sua existência, fazem crer que não! Que duram para sempre, a beleza, a riqueza, “o charme”, o poder...
Porém, nesse curto espaço de tempo, passados alguns anos , encontrei alguns personagens, que a vida , desde esse momento, cobrou sim, cada ação que fizeram nessa mesma trajetória.
                                Ocorre também e não se explica aparentemente, o que acontece com outros tantos, que  fazem, aprontam, subtraem, enganam e etc., e as forças que coordenam a vida, parecem compactuar com suas atitudes. Mas, se “conta” chega para alguns, é inevitável que não chegue para todos... Também vai chegar! E nem é desejo de vingança e somente o observar o “andar da carruagem!”
Imagine, as honras, a paparicação, os elogios, o poder, etc., que gira em torno da uma  pessoa que ocupa o cargo mais importante da política do Brasil, o de Presidente!
Os empresários simpatizantes, são até capazes de depositar por livre e espontânea vontade, alguns milhões na conta bancária dessa ou daquela figura, independentemente de acharem ser isso corrupção ou não... Mas, tudo passa...
Ainda não passou para alguns vultos da política nesses importantes cargos, mas, o destino quando chega é sim, completamente IMPLACÁVEL...
E fora assim para o ex – presidente JÂNIO QUADROS, que ocupara outros tantos cargos importantes e fora inclusive, prefeito da Capital Paulista, no entanto!
Os mais jovens, não dariam a menor  importância, por exemplo, ao encontrarem largado na porta de um hospital qualquer, um certo senhor , numa certa cadeira rodas, infelizmente, não muito bem no trato e onde se observava no seu entorno, alguns desagradáveis mosquitos voando,  preparando-se para “um pouso!” E ficara exatamente dessa maneira, no fim de sua vida e controverso e também arrogante, JÂNIO DA SILVA QUADROS, isso também por conta, é verdade, da ingestão exagerada de “cachaça” pura, quer dizer, sem nada para adoçar tal “líquido!”
Por mais vingativo que seja lá uma pessoa, impossível (em outro caso), não se sentir sensibilizado ao observar também, um certo senhor, cego, tateando na calçada, a fim de chegar ao seu local de trabalho até finalmente, por  leis, é claro, ser orientado a ficar em sua residência e não mais ter que se deslocar para desempenhar sua função perfeitamente dispensável, mas, que fazia nos últimos tempos, sua razão de levantar, sair para as ruas e interagir com pessoas e que essa distanciamento forçado, o levara com certeza a desenvolver um quadro grave de depressão e conduzi-lo mais rapidamente àquilo que todo mundo teme ainda hoje: a morte repentina! Morte repentina no sentido de que um ataque fulminante lhe roubara esta, mas, que vinha já, com uma existência verdadeiramente ínfima, miserável e solitária...
Pois esse senhor, no auge de sua vida e com o poder de sua profissão, humilhara muitas pessoas, espancara uma boa parte delas, fora um péssimo colega de trabalho e dava tanto importância para o futuro, o quanto imaginam essas pessoas que vivem somente para o presente.
Outra moça, muito bonita também, só foi possível reconhecer que era ela mesma de dez anos atrás, pelo timbre da voz! Porque a “silhueta” se fora... E o perfil esbelto, desapareceu entre as dobras das vestimentas grandes...
Mas, na realidade, por inexplicáveis fatores, as pessoas ou sua grande maioria se comportam exatamente assim: DESDENHAM O PASSADO! NEGLIGENCIAM COMPLETAMENTE O PRESENTE E DÃO A MÍNIMA PARA O FUTURO! EM MUITOS CASOS, CONTINUAM AGINDO DISSOLUTAMENTE, ACREDITANDO QUE NUNCA VIRÁ COBRANÇA ALGUMA, NEM DA VIDA E NEM DOS DEUSES...
Depois, arrastando existências dolorosamente tenebrosas, chegam mesmo a olhar para os céus e se perguntarem para o espaço infinito: “O QUE É QUE EU FIZ!”
Se nesse momento, entretanto,  os espaços infinitos, pudessem responder concomitantemente, diria: “PUXE PELA MEMÓRIA! ANALISE FRIAMENTE SEU COMPORTAMENTO! SONDE LÁ PROFUNDAMENTE SUA CONSCIÊNCIA E TERÁ UMA NOÇÃO DO QUE FOI QUE FEZ PARA RESULTAR NISSO TUDO!”

JFTorres
Enviado por JFTorres em 28/10/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras