Título do Site

"crer que tudo se sabe é um erro profundo, o próprio limite tomar, como horizonte do mundo!"

Textos

“SE POR UM LADO É RUIM... POR OUTRO PODE SER PIOR!”
OBS.: DO LIVRO "O PREÇO DA LUZ DO SOL!" (EM CONCLUSÃO - MINHA AUTORIA).
Muitas vezes, devido aos inúmeros compromissos da chamada “vida moderna e altamente tecnológica”, as pessoas se sentem muito pressionadas, ao ponto de em determinados momentos de sua existência, desejarem uma vida mais pacata, mais tranquila, etc., como de fato era no passado, antes da total globalização e informatização de quase tudo que existe na superfície terrestres!
Na verdade, existem  pouquíssimos lugares onde há uma certa dificuldade para as pessoas serem monitoradas, por satélites e por câmeras ligadas a Internet que produzem eficácia similar!
Um primeiro lugar que eu acredito existir fortes interferências devido mesmo a “grande massa de água”  que se tem que ultrapassar para um contato qualquer, é sem dúvida, lá nas profundezas das “FOSSAS DAS MARIANAS”, * no Oceano Pacífico (ONDE SE CHEGOU A MEDIR NA PARTE MAIS FUNDA,  DE ALGO EM TORNO DE 11 QUILÔMETROS DE PROFUNDIDADE EM SUA PARTE MAIS ABAIXO) onde a tecnologia aérea sente uma certa dificuldade para fornecer detalhes em tempo real e logicamente, nas profundezas da SELVA AMAZÔNICA, onde os pesquisadores, cada dia mais descobre espécimes diferentes. Então, há que se pensar: “que é que a humanidade conhece de seu mundo?!”
Pensa que conhece tudo, mas, os dados e detalhes provam: não conhece nada!
Observando, contudo a miséria e carência que acompanha a vida dos chamados moradores de rua, às vezes causa “espécie” sua situação em termos gerais, é verdade...
Mas, analisado pessoalmente, algo de sua condição e total libertação daquilo que escraviza o homem e a mulher modernos, como por exemplo, a integração dos celulares, é possível imaginar vez ou outra talvez, que tais pessoas vivem livres de tais problemas ligados a essa toda modernização!
Contudo, mesmo nesse caso, não é regra, pois, em muitos casos , o morador ou moradora de rua, não consegue comprar um prato de comida, no entanto, há relatos, de terem consigo ainda que em doação talvez, àquilo que proporciona acesso aos militantes na vida moderna esse “terrível” aparelho, que interliga instantaneamente o mundo todo ao mesmo tempo se o quiser: esse bendito dito aparelho celular!
Sim, há relatos de moradores de rua também “conectados” as redes sociais, isso, quando não estão aí... “monetizando”, “ganhando likes” e com muita justeza, pensando numa próxima “casa” que irá habitar!
Mas, deixando de lado o morador de rua moderno e se atendo ao “morador de rua raiz” (assim como diz o nosso amigo ANDRÉ, do Canal do YOU TUBE “NÔMADE RAIZ!”) , às vezes, o preço da liberdade custa muito e por caminhos inusitados , certas pessoas foram conduzidas a eles, como por exemplo: PERDA DE EMPREGO; PERDA DE MORADIA; DESPEJO; MORTE DO RESPONSÁVEL PELO CLÃ, ETC., ETC., mas, no final das contas, em termos gerais, só o fato de “não ter endereço fixo”, em muitas circunstâncias, sem entrar em muitos detalhes é até melhor. Onde as cobranças pessoais, familiares e profissionais, sejam um pouco menores ou inexistentes!
Razão pela qual, quando passo próximo a uma ponte que cruza o poluído Rio Tietê em direção da Zona Norte e vejo lá um morador de rua, que fixou sua residência do lado esquerdo sentido bairro, do lado tal ponte, onde consta naquilo que seria uma casa, escrito diversos dizeres sobre sua libertação disso e daquilo outro, concordo que faz todo o sentido do mundo!
Imagine , por exemplo, um morador de ALPHAVILLE , deixar escrito em frente a sua mansão por exemplo num   “OUTDOOR”: “AQUI RESIDE UM SIMPATIZANTE DE CRISTO!” Imagine, quanto tempo essa inscrição permaneceria, até seus vizinhos moverem um “abaixo assinado”, para que tais dizeres fossem rapidamente “deletados!” Ou não indo muito longe, imagine-se um morador de um apartamento simples, escrever em vários cartazes dizeres e colocar na sacada algo no estilo: “AQUI MORA UM LIBERTADO DOS JOGOS DE AZAR FELIZ E CONTENTE COM TODA SUA FAMÍLIA!!” Com certeza, em no máximo, uma semana, o “pretenso liberto” seria notificado pelo “recluso síndico!”
Então, tudo na vida moderna tem um preço... Alto e escandaloso preço! E todos tem que pagar se quiserem usufruir do que “há de bom” por aí...
Foi justamente, por isso que ela, do alto de suas décadas de experiência de vida, preferiu renunciar a tudo, tudo mesmo: casa, carros, tecnologia, familiares e também credores, etc., para viver sua vida livre... Na rua, sem compromissos oficiais e extra oficiais!
No caso dela acredito ter pensado: “PERCO A PRIVACIDADE, MAS, GANHO EM LIBERDADE!”
Contudo, justificando o título: “SE POR UM LADO É RUIM...” Ou seja, estar jogado ao relento, se deslocando de um lugar para outro conforme ‘bate o vento’, etc., “POR OUTRO LADO”, viver uma vida sem poder gozar da liberdade plena, devido aos múltiplos compromissos, dívidas, cobranças, etc., pode ser muito, muito pior! Porque a partir do instante que o “mental” de uma pessoa é afetado, aí, não importa mais onde vai morar, se em ALPHAVILLE ou em qualquer outro lugar, na periferia ou “próximo ao mar”, tanto faz...

- * A Fossa das Marianas está localizada no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas
JFTorres
Enviado por JFTorres em 26/10/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras