Título do Site

"crer que tudo se sabe é um erro profundo, o próprio limite tomar, como horizonte do mundo!"

Textos

UMA CONCLUSÃO RELATIVAMENTE ÓBVIA!
Em todos os locais do mundo... Em qualquer parte, existem pessoas relativamente felizes ou muito tristes!
Qual a conclusão óbvia dessa “grande” descoberta?!
Sim! É que, em qualquer local que se vá, onde quer que se esteja, no Brasil e mesmo indo um pouco mais longe... na China! No Japão! No México! Na Dinamarca! Nos EUA! No Reino Unido! Na Finlândia... Austrália, etc., haverá uma grande quantidade de pessoas relativamente felizes e mesmo num País, onde o salário mínimo chega a mais de DEZ MIL REAIS (em nossos valores), existem pessoas tristes!
Como assim, perguntarão os desavisados?
Como uma pessoa que ganha bem, vive muito bem, tem acesso a boas condições de saúde, educação, segurança, etc., pode se sentir mal, às vezes?!
Simplesmente, porque a condição de felicidade e mesmo de tristeza que afeta os seres em geral , não está ligada diretamente proporcionalmente ao seu grau de satisfação material, não!
Diria mais: nem mesmo o mais abastado dos mortais, nesse momento, pode não estar se sentindo melhor... E pior,  pode estar se sentido uma das piores mulheres do mundo! E nem duvide disso!  É a mais pura realidade!
A única problemática reside no fato de não se aceitar as coisas como ela são, razão pela qual, o mais miserável entre os seres, desprovido de todas as regalias materiais e mesmo físicas, nesse momento , pode se sentir o mais feliz dos habitantes desse globo. Porque a questão relativa da infelicidade ou felicidade humanas, não depende necessariamente, de maneira nenhuma,  do que se tem ou do que se é!
Depende de uma única condição interior, que infelizmente, os cofres muito bem abastecidos , não pode comprar nunca... É uma questão de satisfação íntima e consciência tranquila... Quem tem, pode viver sossegado... Que digo? Sossegado nunca! Mas, provisoriamente , consolado!
Sei também perfeitamente que as condições de escassez e muitas dificuldades, pode passar a falsa impressão e de fato, passam, que se a pessoa tivesse UM MILHÃO DE DÓLARES, seria feliz... Se tiver esse UM MILHÃO, DOIS, QUE SEJA... Não conseguirá comprar PAZ DE ESPÍRITO!
                                        Isso é uma falsa crença! É um erro terrível!
Com um MILHÃO DE DÓLARES, é possível sim, pagar as dívidas, sair do aluguel, comprar uma charrete, opa, estamos na época de tecnologia, quer dizer, comprar um carro importado novo e etc., mas, a satisfação pessoal, só vem a partir do instante em que essas coisas, não tenham essa importância que todas as pessoas atribuem!
Nada! Nenhum bem material que o indivíduo possua, aqui no Brasil ou na Itália, França, Rússia, etc., o fará mais ou menos infeliz que o Esquimó, que se arrasta sob o gelo em busca de caçar sua refeição... Não!
Felicidade, mesmo a relativa, só existe a partir do instante que as pessoas, começam a se olhar umas as outras com um pouco mais  de empatia... e quando, por exemplo, se depararem com pessoas miseráveis e necessitadas de tudo, JAMAIS as olhar com um olhar de desdém, pois, justamente é  a partir daí, ou seja, o mais sincero respeito pelo sofredor,  que está reservado para os homens e para as mulheres desse mundo , um pouco de satisfação, nessa difícil “competição” que é ainda, infelizmente, a existência: O AMOR AO PRÓXIMO!
JFTorres
Enviado por JFTorres em 13/10/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras