Título do Site

"crer que tudo se sabe é um erro profundo, o próprio limite tomar, como horizonte do mundo!"

Textos

THEODORE ROOSEVELT (1) X WINSTON CHURCHIL!(2) E RESPECTIVAMENTE “JERÔNIMO” (3) E GANDHI! (4)
A nítida impressão que me passa quando leio alguns relatos envolvendo alguns personalidades da história mundial, é que essas figuras padeciam de uma espécie de desvio de conduta (no bom sentido, é claro), fazendo com que tivesses algo como várias multifacetadas personalidades consigo próprias e quando atuavam em alguns setores e traziam para atuar algumas delas, não lhes restavam nenhum problema de consciência e os faziam caminhar sempre avante, ostentando a fama de heróis e que perdura até os dias atuais, em todas as partes do mundo, inclusive , quando estudados nas universidades!
Por exemplo em um dos seus pronunciamentos, um Ministro do STF, pronunciou coisas muito belas sobre o ex- Primeiro Ministro Britânico CHURCHIL, sobre aquele negócio de “alimentar crocodilo, etc”
Ao mesmo tempo, que aqui pelo Brasil, em tempos passados, veio ter , o então, já à época, ex Presidente Norte Americano, ROOSEVELT, este, em companhia de um Marechal, o Rondon, foram lá explorar a nossa Amazônia,  a fim de certamente, deixar “gravado seu nome na história da Botânica”  e enumerar e nomear alguns afluentes de rios e espécies nativas, talvez para propósito científico, contudo, algumas pequenas questões, relativas a esses senhores não ficaram muito bem esclarecidas e nem o seriam naquele momento e posteriormente , somente por narrativa histórica, pelo menos, deveras...
Roosevelt, após deixar a presidência dos Estados Unidos, com assuntos inacabados e não resolvidos, resolveu então, se embrenhar na mata aqui no Brasil, será que para esquecer alguma coisa ruim do seu bondoso passado?!
Não sou americano... (óbvio) não tenho que saber necessariamente das minúcias transcorridas durante o seu Mandato, como mandatário chefe daquela Nação, contudo, o seu comportamento quanto a lidar com a questão do líder Apache, Jerônimo, fora absurda!
Capturado, por ter se rendido (algumas vezes) ao exército americano, após anos numa espécie de prisão, tudo que o líder queria era retornar as suas terras, nem que fosse para rever seu local de nascimento e vivência e que voltasse posteriormente para  seu cativeiro, onde , conscientemente se submetera para evitar um “banho de sangue!”
Contudo, sabe-se que até o último dia de sua vida, IMPLOROU CLEMÊNCIA ao então citado presidente ROOSEVELT, inclusive dedicando sua autobiografia ao líder “branco” e nunca sequer fora cogitado tal prerrogativa. Tal a inflexibilidade, frieza e tenacidade do americano presidente. Finalmente, no final, era mais fácil tentar medir o tamanho das cobras sucuris e avaliar a ferocidade das onças pintadas e pretas do Brasil, do que atender e um pedido de alguém, um “índio”, diga-se que somente queria retornar ao seu lar...
No caso de CHURCHIL notável Primeiro Ministro Britânico, que teve sim, papel fundamental na Segunda Guerra Mundial onde levantou lá o moral das tropas em momento crucial da batalha, no que significou a liberdade da índia do jugo britânico e as “batalhas” que travara com o líder indiano GANDHI, ratifica em partes o acima dito, “sobre várias personalidades” em um só corpo de posse do espirito do indivíduo.
Fora simplesmente inflexível a  atender as solicitações do líder indiano, o levando a sucessivas vezes, ter chegado mesmo à beira da morte, quando em protesto, fazia lá suas greves de fome.
A verdade é que, a índia liberta não sei se caminhou bem com as próprias pernas, mas, essa prerrogativa quem deveria e deve julgar é o próprio povo e não um “penetra” especulador de outro País... (me).
Tudo que Gandhi queria era a libertação do seu País, do seu povo e tudo em que o Primeiro Ministro Pensava era na ECONOMIA, NA PERDA DE CAPITAL, NO DOMÍNIO ESTATAL , DO SEU PAÍS...
Fato é que, entre os dois líderes, apesar de ter sido assassinado no final, alguma vantagem levara sim, Gandhi, conseguira seu intento, sabe-se lá depois de quantos tantos embates, ainda que no campo diplomático... quanto ao líder JERÔNIMO, infelizmente, morrera mesmo na reserva indígena, enquanto que o responsável por um gesto de amizade, de caridade mesmo, veio se embrenhar no mato, para esquecer algo não resolvido e até mal explicado...
Pelo menos a história além de ter dado destaque a façanha desses homens, ainda colocou sim, como heróis que o foram MAHATMA GANDHI e o HERÓI APACHE, JERÔNIMO! (Salve Jerônimo!)


==========================================================
(1) Theodore Roosevelt Jr. foi um estadista, político, militar, conservacionista, naturalista, historiador e escritor norte-americano que serviu como o 26º Presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909. Nascimento: 27 de outubro de 1858, Theodore Roosevelt Birthplace National Historic Site, Nova Iorque, Nova York, EUA. Falecimento: 6 de janeiro de 1919, Sagamore Hill National Historic Site, Cove Neck, Nova York, EUA.
=============================================================
(2) Winston Leonard Spencer Churchill foi um militar, estadista e escritor britânico que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e novamente de 1951 a 1955. Nascimento: 30 de novembro de 1874, Palácio de Blenheim, Reino Unido. Falecimento: 24 de janeiro de 1965, Kensington, Londres, Reino Unido.
=============================================================
(3) Geronimo, de seu verdadeiro nome Goyaaleh, foi um chefe de uma tribo Apache que se notabilizou na resistência às campanhas militares levadas a cabo pelo México e pelos Estados Unidos da América. Geronimo nasceu e viveu no território do atual Novo México, em 1829, no seio de uma tribo Apache, os Chiricahua.
==============================================================
(4) MAHATMA GANDHI nasceu Mohandas Gandhi na Índia, em 1869. Importante inspiração para os movimentos pelos direitos civis de todo mundo, foi um pensador, ativista e advogado. Nascido e criado em uma família hindu, Gandhi concluiu seus estudos em direito em Londres, quando se engajou na prática do vegetarianismo.
(Nasceu em Porbandar, 2 de outubro de 1869 – Assassinado em Nova Déli, 30 de janeiro de 1948)

JFTorres
Enviado por JFTorres em 02/08/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras